Por que você ama tanto seu cão? Ciência desvenda a razão

Sabia que existem razões, além dos sentimentos, que explicam por que o dono ama tanto seu cão? Uma pesquisa séria descobriu o motivo ....entenda!

Você ama tanto seu cão? Uma pesquisa realizada no Japão descobriu o motivo para amarmos tanto os nossos amigos de quatro patas.

 

Homem sendo lambido pelo cão - ama tanto seu cao

 

Para muitas pessoas, é difícil entender o vínculo profundo de amor que criamos com nossos animais de estimação. Talvez porque eles nunca tiveram a sorte de ter um ou porque simplesmente não são capazes de desenvolver empatia pelos animais.

 

 

Mas quem não se lembra daquele companheiro fiel que tínhamos quando crianças e ao qual ainda estamos sempre lembrando com uma certa saudade?

Porque para aqueles de nós que amamos nossos animais de estimação, sentir que eles fazem parte de nossa família é tão fácil e natural que é lógico sofrer por eles quando adoecem ou, infelizmente, morrem.

Admita: muitas pessoas se incomodam com o fato de que você ama muito o seu cachorro, não é mesmo? Temos certeza que elas já perguntaram o porquê de você deixar seu cachorrinho ficar dentro de casa e você, também, conversar com ele como se ele fosse “gente”, estou certo?

Por que uma pessoa ama tanto seu cão?

Mas essa questão foi levantada por um grupo de pesquisadores de uma universidade japonesa. Esta realizou um estudo sobre isso e que se concentrou em analisar como funciona a oxitocina, o hormônio do amor, quando temos um amor incondicional por nossos animais de estimação.

O departamento de biotecnologia e ciência animal da Universidade Azabu determinou que este hormônio surge naturalmente quando desenvolvemos amor ou afeição por algo ou alguém.

E o que descobriram surpreendentemente é que, ao estabelecer uma relação afetiva com nossos animais de estimação, a oxitocina liberada pelo cérebro é semelhante àquela produzida como resultado do amor que sentimos por nossos filhos.

Portanto, não é de surpreender que ouvimos sempre uma pessoa dizer que ama muito o seu cachorro como se ele fosse um membro “humano” da família ou, ainda, como se ele fosse um de seus próprios filhos.

Da mesma forma que cuidamos dos nossos filhos e os protegemos dos perigos ou doenças, sentimos que os animais de estimação também precisam de proteção porque são seres desamparados que geram esse sentimento.

Cães e gatos em particular, “entendem” a linguagem dos olhos e percebem quem os ama através dos olhos.

É por isso que quando olhamos nos olhos de um cão que não nos conhece, podemos gerar uma sensação de ameaça e desafio.

Interessantes conclusões sobre o estudo

Agora que este estudo foi revelado, podemos perceber que este amor que as pessoas sentem por seus cães, não é uma doença ou um problema psiquiátrico.

Este amor, ou seja, quando uma pessoa ama tanto seu cão, isso vai muito além de uma simples obra do acaso. É interessante notar que nós, bem como os nossos cães, também emitem um “sinal” que faz essa ligação se tornar mais forte e intensa.

Podemos, também, perceber que os nossos animais nos amam através de vários sinais que eles demonstram durante as suas convivências com os seres humanos.

Sermos recebidos por lambidas ou vários pulos em nosso peito quando chegamos do trabalho ou quando escutamos seus latidos, mesmo a alguns metros de distância um do outro, mostra o quanto eles nos amam. Suas atitudes são muito mais “expressivas” do que a nossa para/com eles.

Definitivamente, nossos animais de estimação iluminam nossas vidas e talvez até contribuam para que sejamos pessoas melhores. Então, quando alguém dizer que você é louco porque “ama muito o seu cãozinho”, apenas agradeça.

Gostou deste artigo? então, acreditamos que será oportuno saber tudo sobre a raça de cachorro Pastor Belga!