A primeira ambulância veterinária para cães e gatos

Você já imaginou uma ambulância veterinária para cães e gatos? E o melhor: completamente grátis. Incrível, não é mesmo? Conheça aqui a primeira

A primeira ambulância veterinária para cães e gatos encontra-se em Vilafranca del Penedès , na cidade de Barcelona. Ela funciona há 24 dias e atende 24 horas por dia de domingo a domingo. Tudo isso é realizado por apenas o preço de uma viagem de táxi. Este serviço é próprio para animais que sofreram um acidente ou que simplesmente precisam ir para uma clínica ou centro veterinário.

O novo serviço é de uma ajuda imensurável. Esta iniciativa pôde ser posta em prática graças aos Veterinários Solidários. Localizado em Vilafranca del Penedès, este grupo colabora ativamente com os grupos de proteção aos animais e oferece atendimento clínico a animais resgatados, abandonados e maltratados.

Três pessoas são responsáveis por cobrir a assistência da ambulância veterinária – para cães e gatos durante 24 horas por dia. Este veículo é uma ambulância veterinária que não está ligada a nenhum órgão governamental.

Ele foi inspirado pelos veículos ambulatoriais que atendem as pessoas nos hospitais. É o primeiro disponível para todas as pessoas, independentemente de sua capacidade econômica.

Com menos de um mês de existência, seus serviços, além dos donos de cães e gatos, já foram solicitados, também, por grupos de proteção aos animais exóticos: iguanas, tartarugas, porcos vietnamitas, etc.

Ambulância para cães 2

20 animais já foram salvos

A ambulância, comprada em segunda mão com doações de pessoas que cobriram 30% do preço, ajudou 20 animais em três semanas e meia de serviço que os médicos descreveram como “bem-sucedido” e “excitante”.

Eles realizaram serviços em locais na província de Barcelona, como Sabadell, Sitges, Terrassa. Eles iriam para Girona se fosse necessário. Nem o início nem o fim do percurso tem que ser o Hospital Veterinário de Vilafranca del Penedès.

A origem da ambulância veterinária para cães

Este serviço começou após um protetor de animais que precisava urgentemente de assistência para alguns animais agredidos. Foi a partir disso que surgiu a ideia de adquirir uma ambulância para cães e, também, gatos.

Karin Pielanen, um dos diretores do grupo “Veterinarios Solidarios” afirmou que ajudar aos donos dos animais que não têm condições de levar seus cães aos veterinários e também os animais de rua é muito gratificante.

“Fomos procurar por um cachorro que estava em péssimas condições depois de receber uma mordida de outro cachorro. Também procuramos animais que já estavam muito velhos e que necessitavam de fazer alguns exames. Também tivemos que atender cachorros que ficaram doentes de repente”, diz Pielanen.

Ambulância para cães

O preço é o custo da milhagem

O serviço está disponível para qualquer veterinário ou pessoa que precise de seus serviços. Você só tem que pagar o custo da milhagem. O preço, embora dependa de cada situação individual, é semelhante ao de um táxi.

“Alguns casos têm taxas mais acessíveis do que outros”, afirma os profissionais da ambulância. O centro está negociando com a Câmara Municipal de Vilafranca del Penedès e os Mossos d’Esquadra um acordo para que possa começar a atender os acidentes e incidentes detectados pela Polícia Local e pela Guarda Municipal nas ruas.

Ao contrário do que acontece com as forças de segurança, a ambulância para cães e gatos permitiria que os animais feridos fossem removidos rapidamente da rua.

Ambulâncias para cães e gatos são comuns nos Países Baixos, onde a administração lhes fornece grandes subsídios para a melhoria dos veículos. Porém, a Espanha ainda necessita de um pouco mais de ajuda neste quesito. E no Brasil? pois é,  pode um dia se tornar uma realidade…