Cachorro ansioso? ele come com ansiedade?(resolva isso)

Cachorro ansioso, que come como se o mundo fosse acabar? Pois bem, entenda melhor este problema e como solucioná-lo. É bem mais simples do que pensamos...

Você tem um cachorro ansioso em casa?  Já percebeu que ele também come com muita ansiedade?

Dois cães e uma tigela de comida - cachorro ansioso

Ele é muito ansioso e, por isso, desconta sua ansiedade na comida? A ansiedade, bem como em seres humanos, também afeta muitos cachorros.

Entre eles, as raças Labrador e Beagle são consideradas as raças que são muito ansiosas.

Neste artigo vamos esclarecer os maiores vilões da ansiedade em seu cão, e lhe auxiliar na solução deste problema.

Por que um cachorro come com ansiedade?

Medo de perder a comida

Quando há vários cães que convivem juntos, é mais comum que desenvolvam um tipo de ansiedade  por medo de que o acompanhante roube a comida dele. Uma boa solução é alimentá-los em locais separados, para que possam relaxar na hora das refeições.

Seu cachorro também pode mostrar esse comportamento com relação a seus donos. Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é ficar perto dele enquanto ele come. Assim, ele vai aprender com o tempo que não importa o quanto estamos lá, não vamos roubar nada dele.

Problemas médicos

Se seu cachorro come com ansiedade, existem doenças como diabetes, ingestão de medicamentos ou alterações hormonais que podem levar seu cão a ter temporariamente uma compulsão por comida.

Comportamental

Se você é do tipo que, além da refeição principal, gosta também de dar alguns petiscos em horários alternados, esse problema pode se tornar maior. Se o seu cachorro come com ansiedade, isto pode gerar nele uma certa “abstinência”

Especialmente para os adotantes que gostam de cuidar de seus cães e dar-lhes não só a refeição principal, mas também dar-lhes pitadas de comida em horários estranhos, eles provocam no cão uma síndrome de abstinência como se fosse uma droga.

Se o cão sabe que ele pode ter comida a qualquer momento, mas não sabe exatamente quando, ele irá desenvolver uma certa ansiedade, devido ao estresse de não saber quando ele comerá novamente.

Um bom jeito de resolver isso é dar as refeições sempre no mesmo horário e, excepcionalmente, um petisco extra. Mas só de vez em quando.

Estresse

O estresse e o tédio causados pela falta de atividade física e/ou mental podem levar seu cão a queimar o estresse engolindo alimentos como se não houvesse amanhã. Mantenha seu cão em forma e evite que ele fique entediado.

Se tem realmente ao seu lado um cachorro ansioso, todas esses procedimentos acima citados, irão ajudar a diminuir ou mesmo acabar com a ansiedade do seu cão.

O cachorro ansioso come como se fosse a última refeição!

O que fazer então?

Divida a refeição principal em duas ou mais

Se o seu cachorro come com ansiedade, é melhor distribuir a refeição dele em duas partes. Uma pela manhã e outra à tarde. Porém, se seu cachorro não tiver nenhum tipo de problema, você pode dar a comida dele em apenas uma dose.

Troque a tigela de comida do seu cachorro

Hoje existem muitas tigelas de cães que impedem que o seu cão devore em vez de saborear a comida. Um exemplo disso são essas tigelas que forçam seu cão a comer com calma devido aos obstáculos apresentados.

Evite dar comida para o seu cachorro enquanto você come. É uma mania de muitos donos de cachorro. O cachorro olha para nós com aqueles olhinhos e nós não conseguimos resistir a isso.

Esse comportamento deve ser resolvido por agora. Não só vamos comer muito mais relaxados, mas evitaremos que o cão fique ansioso. Como você pode ver, essas dicas não são complicadas para serem postas em prática. Algumas mudanças na sua rotina são suficientes para evitar que o seu cão coma com muita afobação e ansiedade.

Se você que gostou deste artigo, que tal saber  informações completas sobre a raça de cachorro Chihuahua?