Seu filho usa celular em excesso? [Será que cachorro pode ajudar?]

Você é um daqueles pais que se preocupam com o excesso de uso de celular pelos filhos? Isso, infelizmente, é mais comum do que pensamos. Agora, será que ter um cachorro em casa pode auxiliar nesse quadro? Essa pergunta e outros fatores relacionados serão tratados nesse artigo. Acesse e leia agora...

Um cachorro pode ajudar mais do que você acredita, reflita:

Você é um daqueles pais que se preocupam com o excesso de uso de celular pelos filhos? Isso, infelizmente, é mais comum do que pensamos.

cachorro pode ajudar

 

Pois é, aqui você descobrirá também,  se dormir ao lado de um cachorro pode fazer bem para a sua vida?

Este artigo tem o objetivo de demonstrar se os cachorros podem ajudar os seus donos, e as crianças destes,  auxiliando na diminuição da ansiedade e estresse.

Inclusive, há estudos que revelam a colaboração dos cachorros em combater o estresse e a ansiedade infantil.

Mas, sem mais delongas, continue a leitura e descubra mais a respeito do assunto! Vamos lá?

Um cachorro pode ajudar – Descubra mais a respeito

Durante o sono

Qualquer dono de animal de estimação entende a luta de decidir se vai dormir do lado do seu animal de estimação ou não. Uma investigação realizada por um grupo de pesquisa norte-americano teve como primeiro projeto analisar o impacto dos cães ao dormir com seus donos.

Como parte da pesquisa, os pesquisadores fizeram perguntas sobre os hábitos de sono de 150 pessoas. Nesta, descobriu-se que 49% dos entrevistados tinham animais de estimação e metade dos animais dormia com seus donos.

“Muitos donos de cães veem seus cachorros como membros da família e incorporam muitos comportamentos de suas vidas nos animais. Como os seres humanos gastam considerável tempo dormindo, é natural que queiram que seus cães durmam do seu lado”, dizem os pesquisadores.

Enquanto 20% dos donos disseram que ter um cachorro na mesma cama foi prejudicial para o seu sono, 41% afirmaram que foi realmente benéfico. Entre estes, algumas pessoas disseram que não houve prejuízo durante seu sono.

Ainda assim, existem algumas questões a serem observadas. Primeiro, o número de participantes da pesquisa é limitado. Foram apenas 74 donos de animais pesquisados.

Segundo, existem muitas coisas que interferem durante o sono. Por exemplo, não se levou em conta o estado de saúde dos participantes. Pode ser que alguns apresentavam alguns distúrbios durante o sono, como insônia.

Benefícios dos cachorros

Controle da ansiedade

Você tem noção de que  dar um cãozinho para seu filho pode diminuir a ansiedade gerada pelos excesso ao uso de celular, aparelhos eletrônicos?

Se você limpa as sujeiras dos cães pela casa ou se você tem um cachorro que late bastante, você pode até pensar que não foi uma boa ideia adotar um cachorro.

Porém, um estudo comprovou que ter um cachorro pode ajudar seus filhos a combaterem a ansiedade ou o estresse, que são gerados, muitas das vezes, pelo uso em excesso de celular, tablets, jogos na internet.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa, conduzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, seguiu os passos de 643 crianças entre 4 e 10 anos de idade durante um período de 18 meses.

Com relatos de seus pais, eles registraram o índice de massa corporal (IMC), atividade física, tempo que usaram celulares (ou similares) e saúde mental dos participantes. Este estudo não encontrou nada demais nos três primeiros fatores, entretanto eles encontraram um ponto considerável com relação ao nível de ansiedade dos participantes.

Dos 58% das crianças que tiveram um cão em casa, 12% testaram positivo para ansiedade e depressão. Mas quando as crianças sem animais de estimação fizeram o mesmo teste, os números saltaram para 21%.

Os cientistas levaram em conta muitos fatores, tudo de acordo com o relato dos pais, inclusive se os participantes eram caucasianos ou pardos. Tudo isso objetiva verificar quais fatores podem interferir no nervosismo e estresse das crianças.

Ainda assim, os cientistas devem acompanhar a vida de mais crianças por um longo período antes de estabelecer uma causa e efeito, com mais exatidão.

Benefícios dos cachorros 2

Outras descobertas

A ocitocina, um hormônio conhecido por ajudar a união social e reduzir a ansiedade, também pode desempenhar um papel importante. Estudos anteriores mostraram um aumento nos níveis de ocitocina em humanos e cães quando existe uma interação.

Mais uma razão que os cientistas acreditam que poderia influenciar na redução do nervosismo, da ansiedade e do estresse nas crianças.

Conclusões

Os pesquisadores do CDC esperam que, com essa descoberta, mais estudos sejam feitos sobre nossos relacionamentos iniciais com nossos cachorros. Assim, eles esperaram confirmar se um cachorro de estimação em casa pode, efetivamente, interferir na diminuição da ansiedade das crianças, ou seja efetivamente cachorro pode ajudar nesta questão.

Mas se você quiser criar um ambiente feliz e tranquilo em casa, estudos anteriores mostraram que os cães ajudam a melhorar a auto-estima das crianças e proporcionam conforto. Logo, podemos perceber os benefícios dos cachorros nas nossas vidas.

Sendo assim, dormir ao lado de um cachorro ou ter um cachorro em casa podemos afirmar, que auxilia tanto as crianças a se desligarem um pouco de celulares, tablets, jogos viciantes na internet, combatendo, assim a ansiedade e estresse, quanto os adultos também. Os benefícios dos cachorros são impressionantes, não é mesmo?

Se você que gostou deste artigo, provavelmente gostará de saber informações completas das interessantes raças:

E saiba a diferença entre as duas raças:  Buldogue Francês e Buldogue Inglês, no Guia Completo da respectiva raça.