Pug dormindo- cachorro sonha

Cachorro sonha? [ Sim, mas tem um detalhe que você não sabe! ]

Cachorro sonha? Isso te deixa curioso ou "inquieto" ? Mas tem um detalhe a respeito dos hábitos de sono do seu cão que você não sabe, saiba aqui...

Cachorro sonha! Sim, incrível né!  Isso te deixa “inquieto” de alguma forma? Você já teve curiosidade a respeito do hábito de sono do seu cachorro? Quanto tempo ele costuma levar para dormir ou, ainda, qual a média de sono dele por dia? Ele dorme muito ou pouco? Estas perguntas sempre foram feitas pelas pessoas mais curiosas, pois isso intriga a muitos dos que amamos nossos cães.

Cachorros filhotes dormindo

 

Pois é, cachorro sonha, isso a ciência já comprovou. Sendo que os cachorros possuem três estágios de sono, quais são:

1. NREM (movimento não-rápido dos olhos)
2. REM (movimento rápido dos olhos)
3. SWS (sono de onda lenta) – é nesse ciclo que o cachorro respira intensamente.

O cachorro sonha nesta fase REM (segundo estágio),  e neste período os cães se mexem mais ( as patas, como se estivessem correndo), ou até mesmo chegam a latir.

Os cães adaptam-se rapidamente aos hábitos de seus donos. Logo, seus sonos dependerão muito do modo como seus donos levam a vida e o tempo de sono que cada um tem. Saiba que o sono do seu cachorro é um ponto interessante que você precisa observar. Se o sono dele estiver desregulado, ele pode apresentar alguns problemas de saúde.

Mas, sem mais delongas, produzimos este texto com o intuito de mostrar para você também  muitas informações importantes sobre o sono dos nossos cães. Ou melhor: o sono do seu cachorro.

Quanto tempo dura o sono do seu cachorro?

cachorro dormindo

Quando são filhotes, dormem 90% do dia. Contudo, seus horários são muito irregulares e inconstantes até que aprendam a dormir no local certo. Quando atingem 12 semanas de idade , o mais normal é que eles durmam entre 18 e 20 horas por dia.

Um cachorro adulto dorme cerca de catorze horas por dia. Até nove horas durante a noite e alguns leves cochilos no decorrer do dia. Quando são idosos tendem a dormir 70% do dia e um pouco mais se tiverem problemas musculares, nas articulações ou algum tipo de doença.

little dog sleeping

É importante deixar claro que os cachorros precisam ter uma vida ativa, ou seja, muitas caminhadas e corridas, mas sem se esquecer do repouso necessário.

Cachorro sonha – outros pontos importantes

A falta de sono prejudica os cães

Isso pode afetar o humor deles, porque eles precisam reabastecer as energias que perderam durante as brincadeiras e corridas do dia-a-dia. Às vezes, eles apenas dormem para descansar quando estão entediados.

Certifique-se de que seu cachorro esteja se exercitando

Quando eles são adultos e têm mais energia é fundamental que gastem o máximo de energia que conseguirem. Caso contrário, ele latirá excessivamente ou vai procurar alguma brincadeira para fazer. Caso seu cachorro durma muito, leve-o a um veterinário.

Se seu cachorro dorme mais do que o normal e não gosta de praticar nenhuma atividade física, isto pode ser um sintoma de algum problema de saúde ou, infelizmente, depressão e tristeza.

No inverno eles dormem mais

No inverno, eles preferem dormir mais, preferencialmente, na cama de seus donos. Já no verão, eles gostam de dormir no chão, já que a temperatura lá é mais fria.

Cães roncam e sonham também

Não os acorde ou interrompa o sono deles para que o humor e temperamento não sejam afetados por isso. O que um cão mais precisa para dormir em paz é muito carinho do seu dono.

cachorro dormindo cobertor