Cães sentem nossa dor

Cães sentem nossa dor? Cientistas descobrem como

Será mesmo que os cães sentem nossa dor? Cientistas descobriram o que nós, donos de cachorros, desconfiávamos há muito tempo...entenda agora mesmo!

Hoje pode ser cientificamente comprovado que os cães sentem nossa dor e, também, farão de tudo para aliviá-la.

mulher com cachorro sintonia

 

Isto foi revelado por um estudo realizado na Universidade de Goldsmiths em Londres, nas mãos de psicólogos que, após uma série de experimentos, provaram que os cães podem sentir a dor das pessoas, bem como suas tristezas.

No experimento, 18 cães foram expostos a diferentes pessoas, incluindo a si mesmos e outras pessoas de fora. Estas tiveram que fazer várias expressões como falar, sussurrar ou cantarolar.

Porém, somente quando estas pessoas começaram a chorar foi que os cães demonstraram uma atitude de preocupação. Os cães faziam de tudo para tentar aliviar o sofrimento.

Como foi possível descobrir que os cães sentem nossa dor?

Conforme relatado pelos especialistas, todos os cães eram capazes de distinguir quando as pessoas estavam tristes. Eles manifestavam uma atitude de alerta que não ocorria nas outras expressões. Além do mais, o que era frequente era o modo adotado diante dessa situação. Mesmo sem a presença de seus donos, ainda havia uma resposta positiva.

Cães sentem nossa dor

A ideia de provocar barulhos ou expressões era descartar que a preocupação que demonstravam com as pessoas não era curiosidade. Quando os voluntários realizaram os ruídos, não passaram despercebidos pelos cães, mas, no entanto, a atitude era diferente. Foi um novo som que chamou a atenção deles, mas não foi suficiente para atraí-los.

Em contrapartida, especialistas na área explicam que muitos podem duvidar da capacidade intelectual ou emocional dos cães. Essas pessoas podem pensar que os cães reagiam a situações hipotéticas.

Contudo, é muito importante esclarecer que não é um “problema” dos cães não diferenciar quando um sentimento é real ou não. Nosso cérebro mesmo não distingue se um sentimento está sendo fingido ou não. Sendo assim, não altera os resultados do experimento.

Outros estudos também foram realizados, onde novamente a capacidade empática de cães com pessoas é verificada. Um deles explica que os cães são capazes de pegar o bocejo humano. Ao contrário do estudo anterior, onde não havia diferença quando era seu dono ou um estranho, desta vez a probabilidade de que o cão bocejasse aumentou cinco vezes se fosse o dono que o estava fazendo.

Conclusões

Enquanto a habilidade empática de cães para humanos não é o mesmo como a dos seres humanos para cães, pessoas que têm um vínculo com animais de estimação pode chegar a fidelidade tais, que as fazem sentir a própria dor por senti-los. Além disso, muitos cachorros começam a ser um membro da família, por isso  a sua perda é sentida como se um membro da família tivesse morrido. Finalmente, esses estudos apenas confirmam o que cada um sabe e sente por seus amigos fiéis. E também que os cães sentem nossa dor pelo vínculo de empatia conosco.

Gostou deste artigo? Então, que tal saber tudo sobre as fantásticas raças abaixo indicadas?