Cuidados com cachorro? Quais você não pode esquecer

Sabe quais são os essenciais cuidados com cachorro? e do que necessitam? Não?! Neste artigo rápido descobrirá o que você não pode esquecer ... Vamos lá...

Cuidados com cachorro, você sabe realmente o que fazer?

Parece que poucas pessoas sabem quais são os cuidados com cachorro e do que eles necessitam. “Algumas pessoas acreditam que um cão pode cuidar de sua própria higiene. Ademais, ainda pensam que amor e carinho são suficientes para ter um cachorro. Muitos se preocupam com aspectos externos, mas se esquecem da saúde dos seus cachorros”, dizem os especialistas.

É um fato que todas as raças de cães atuais foram criadas pelo homem. Logo, certas características, como um pelo muito embaraçado ou orelhas caídas, foram o resultado de métodos de reprodução. Consequentemente, os cuidados que os cães necessitam vão muito além disso.

Pet-shop

“Por exemplo, raças de pelos muito longos e sedosos, especialmente, podem ter problemas quando mudam seus pelos”, dizem os especialistas.

A causa não é apenas um volume de pelo muito grande, como resultado da criação de animais. Também o fato de que eles já não podem remover pelos localizado diretamente sobre a pele como os seus antepassados, esfregando a pele contra os arbustos e árvores enquanto andavam pela selva.

E a pele não é a única área problemática: as unhas dos cães que moram nas casas também não estão sendo gastas o suficiente. Além disso, orelhas caídas podem ficar mais sujas e os dentes não mais se limpam quando eles comem ração.

Se os cães não receberem os cuidados necessários, não apenas sua aparência externa sofrerá. “A falta de cuidados com cachorro a longo prazo também pode prejudicar a saúde do animal”, explica a veterinária Astrid Behr.

As consequências podem ser tártaro e Paradontose quando os dentes não são suficientemente cuidados, infecções das unhas quando elas crescem demais ou eczema e condições parasitárias quando a pele não é devidamente limpa. Os cuidados que os cães necessitam são muito mais complexos, não é mesmo?

O que os cães necessitam – O que é preciso levar em conta?

Os cuidados que os cães necessitam dependem de fatores como raça, tipo de pele e idade. Além disso, as condições de vida do animal também precisam ser levadas em conta. No entanto, algumas coisas são importantes para todos os nossos queridos amigos de quatro patas.

Cuidados com cachorro em relação à pelagem

O pelo do cachorro é o que mais importa: o mais importante é escová-lo com frequência. “Raças de pelos curtos como Boxers, ou Bull Terrier só precisam ser escovados uma ou duas vezes por semana. Enquanto os cães de pelos compridos como bobtail (Old English Sheepdog) deve ser escovado e também penteado diariamente” , recomendam os especialistas.

pelos cães

O objetivo é remover a sujeira, pelos mortos e superficiais e evitar que os pelos fiquem embolados. Além disso, pode ser necessário recorrer ocasionalmente a tesouras ou a uma máquina de corte se o cabelo do cão ficar com muitos nós.

“Além disso, há raças de cães que precisam ser aparadas com mais frequência. Esse procedimento, que consiste em arrancar cuidadosamente os pelos mortos, é necessário em muitas raças, por exemplo, os Terriers

Cuidados com relação aos banhos

Um banho de vez em quando também é recomendado. Isso não significa que é necessário levá-lo sempre a um pet-shop: basta que o animal mergulhe em um rio ou lago. Um banho com xampu só é necessário quando o cachorro está muito sujo, cheira forte ou tem problemas de pele.

Banho em cachorro

“Dar um banho no cachorro com shampoo pode danificar a camada protetora da pele e deixá-la ressecada. Por isso é importante que um banho com xampu seja ocasional e que seja usado um shampoo oleoso adequado para cães”, explica Behr.

Outros cuidados muito importantes devem ser observados

Além da pele, os donos de cães devem cuidar das patas de seus cães com certa frequência. É melhor verificar a “polpa” para descobrir se há rasgos e cortes ou objetos estranhos. Além disso, no inverno, pode ser conveniente aplicar um creme super-hidratante nas patas para evitar que sequem.

“Também é aconselhável inspecionar as unhas e, se necessário, cortá-las”, diz Klein. No entanto, os proprietários menos experientes devem deixar este trabalho nas mãos de um veterinário especialista ou um profissional de sua confiança.

Os olhos, ouvidos e dentes também fazem parte dos cuidados fundamentais para mantê-los saudáveis. Quanto aos olhos, se houver remelas ou secreções, que você limpe-os com uma água morna.

olho de cachorro - cuidados

As orelhas devem ser inspecionadas uma ou duas vezes por semana. Trata-se de remover o excesso de pelos e, com a ajuda de um pano, limpar o excesso de cera que fica acumulada nos ouvidos.

orelha de cão

Finalmente, os dentes: para evitar a formação de placa bacteriana e aparecimento de tártaro ou parodontose, é necessário limpar os dentes com alguma frequência, sublinha Behr. Isso pode ser feito com produtos especiais para mastigar ou com uma escova de dentes para cães e creme dental canino.

Cuidados que os cães necessitam

Conclusão

Como foi possível notar, ter um cachorro vai muito além de um cafuné e uma ração “meia-boca”. É necessário muita atenção para/com as necessidades do seu cão. Os cuidados que os cães necessitam devem ser observados rigorosamente. Por isso, não subestime-os ou, muito menos, despreze-os.