Cão lambendo o rosto de uma garota -Por que os cachorros lambem

6 razões por que os cachorros lambem as pessoas?

Você saberia dizer por que os cachorros lambem as pessoas? Aqui apresentaremos 6 motivos porquê desse tipo de comportamento...Descubra!

Você já se perguntou por que os cachorros lambem as pessoas? Uma das primeiras coisas que os filhotes sentem ao entrar nesse estranho mundo é a língua da mãe que os gerou.

cão filhote lambendo mulher

A “mamãe cão” usa a língua para afastar as narinas do filhotinho. Com isso, ela incentiva cada um que sai de seu útero a respirar o ar e a usar seus pequenos pulmões.

Com essa “saudação”, é natural que a língua seja um dos principais instrumentos pelos quais os cães interagem com o ambiente. Dado isso, devemos esperar que a língua e sua função principal desempenhem, pelo menos, algum papel em suas interações com as pessoas.

Os cães lambem as pessoas por diversos motivos. Porém, é preciso entender que a língua destes cachorros funciona muito mais do que apenas lamber as pessoas. Existe algo “além” que iremos explicar para você neste exato momento.

 

Seis razões por que os cachorros lambem as pessoas

 

Cão lambendo o rosto de uma garota -Por que os cachorros lambem

1. Comunicação

Lamber é uma maneira dos cães se comunicarem entre seus semelhantes. Eles se lambem em situações onde estão em algum ambiente “estranho” a eles, em locais onde dois ou mais cães convivem juntos, ou quando apenas descansam em volta da casa com seus donos. Nesta situação é muito comum eles lamberem a parte inferior de suas patas.

Os cães lambem as pessoas como uma forma de comunicação, mas as lambidas nem sempre transmitem essa mesma mensagem.

Uma lambida pode ser um sinal de saudação aos humanos que estiveram fora de casa o dia inteiro. Por exemplo, na escola ou no trabalho. Uma lambida em seu retorno pode ser uma maneira de dizer: “Olá”, “Estou feliz que você esteja em casa” ou “Confira o novo buraco que eu fiz no travesseiro do sofá!”

Se eles estão perto de outros cães ou de pessoas, os cães também lambem como um sinal de submissão e respeito. Cães lambem as pessoas para reconhecer uma forma de poder. Lamber é uma maneira dos cachorros mostrarem que eles nos pertencem. Mas se você é uma pessoa submissa, c

ertamente seu cachorrinho possui um certo domínio sobre você!

2. É hora de alimentar

Um cachorro pode lamber a mãe como um sinal de que está querendo se alimentar. Quando isso acontece, ele geralmente lambe a boca dela. Nesta fase, todos os cachorros são extremamente iguais. Na natureza selvagem, por exemplo, a mãe deixa os filhotes e vai procurar comida.

Quando os filhotes lambem boca dela, ela regurgita tudo o que comeu e oferece aos seus filhotes. Quando os cães lambem as pessoas, principalmente sobre a boca, o que pensamos ser, simplesmente, um beijo pode ser, apenas, um pedido de comida.

3. Exploração

Como observamos, os cães usam a língua para se familiarizar com o ambiente. É apenas uma outra maneira pela qual eles experimentam e exploram o mundo. Essa exploração pode ser do ambiente dele ou de novas pessoas.

Quando os cães nos veem pela primeira vez, é comum eles virem em direção a nossas mãos para cheirarem e, depois, nossas mãos encontram-se totalmente lambidas.

Mesmo que você tenha tido um cachorro por anos, você pode ter tocado ou trazido para casa alguma coisa nova – seja um cachorro ou algum objeto – que deixa seu cachorro curioso. Os cães lambem as pessoas para tentar descobrir o que você andou pegando, pois este cheiro é “esquisi

to” para eles.

4. Eles querem atenção

Qualquer um que seja lambido por um cão pela primeira vez pode achar uma experiência surpreendente, delicada ou divertida. Se você está sentado no sofá, assistindo à novela ou à “Game of Thrones”, uma coisa que você não está fazendo é brincar com seu cachorro. Cachorros dão lambidas nas pessoas para lembrá-las desses “esquecimentos“.

5. Lambendo suas feridas

No mundo antigo, pessoas sábias e curandeiras notaram que os cães lambiam suas próprias feridas assim como as das pessoas.

Feridas, tanto na superfície quanto mais fundas, parecem chamar a atenção das línguas dos cachorro. Desde as antigas civilizações do Egito, Grécia e Roma até a Idade Média na Europa, você pode se surpreender ao saber que os cães não eram apenas encorajados, mas até mesmo tre

inados para lamber feridas como um modo de cura.

Felizmente, hoje em dia, temos antibióticos específicos para curar nossos machucados. Porém, é comum que uma pequena lesão durante a caminhada atraia a atenção de um cão.

6. Sinais de afeto e aprovação

Este é relativamente simples. Mas “beijos” de cachorro, em um contexto afetuoso, indica outras coisas além do amor. Os cães lambem as pessoas durante qualquer tipo de sentimentos mais “quente” para mostrar que estão felizes com isso.

cachorro lambendo um bebê

Por que os cachorros lambem as pessoas?

Ficou um pouco mais claro por que os cachorros lambem as pessoas?  mas e você gosta de

ser lambido por cachorros? Isso te deixa com um pouco de nojo? Cada cão é diferente e cada pessoa tem uma relação única com seus cães. Seu cachorro é um lambedor? Quando o seu cachorro começa a te lamber, o que você acha que isso significa? Compartilhe seus pensamentos e opiniões nos comentários!