Cachorro Akita

Cachorro Akita – Guia Definitivo da Raça

Cachorro Akita - Quer adquirir o filhote ideal? Escolher o nome perfeito? Ver melhores vídeos e muito, muito mais? Então este guia foi feito para você.
Imagem de tabela de conteúdo

Índice do Guia

Imagem de informações

Cachorro Akita - Resumo e Ficha Técnica

Akita Inu em fundo branco
Akita - Quer ter um? Cuidar melhor dele? Escolher um nome especial? Ver os melhores vídeos e muito + ?

Então este guia completo sobre o cachorro Akita foi feito para você. Abaixo está apenas um resumo, mas o melhor está a seguir. Continue lendo ou se achar melhor, clique no player acima e escute esse guia.

E aproveitando, gostaríamos muito de saber sua opinião ou sugestão para que pudéssemos melhorar esse conteúdo. Então não deixe de comentar ou se gostou, compartilhe com seus amigos. Divirta-se!

A raça Akita (Akita Inu) é famosa atualmente por sua fidelidade e companheirismo, no entanto quando a raça originou-se em 1600, foi utilizada como um cachorro de briga e para auxiliar caçadores na caça de grandes animais .

Com um denso pelo de duas camadas, essa raça suporta baixíssimas temperaturas, inclusive em regiões onde tem neve e tempo muito gelado durante todo o inverno.

Ele é um excelente cachorro de companhia, fiel e guardião de sua família e será eternamente dedicado e obediente.

O Akita não exige muita preocupação no quesito banho, pois são cachorros bem limpos que se higienizam como um gato. Logo um banho mensal é mais do que suficiente. É recomendável escovar seus dentes a cada semana e cortar suas unhas quando julgar conveniente.

Eles são enérgicos e necessitam de exercícios diários, logo é uma oportunidade de você tambem se exercitar mantendo a sua saúde e de seu amigo canino fazendo constantemente ótimos passeios e caminhadas.

Quando o clima esfria, ele aparenta ter mais energia e pode ficar horas e horas no quintal se divertindo, mas não se assuste, ele está acostumado à brincar na neve, então o frio não o incomoda.

Imagem de lista de nomes

Outros nomes

Akita Inu ou Akita Japonês
Imagem de personalidade

Personalidade

Dócil, ativo, independente, obediente e não submisso
Imagem de utilização

Utilização

Cão de guarda, caçador de roedores e cão de companhia
Imagem de cores

Cor da pelagem

Branco, prata, fulvo, vermelho, castanho, preto e tigrado (com outras cores)
Imagem de espaço ideal

Espaço necessário

Pode viver em apartamento, mas necessita de longas caminhadas
Imagem de peso

Peso

Macho: 34 a 54 kg
Fêmea: 34 a 50 kg
Imagem de altura

Altura

Macho: 65 a 70 cm
Fêmea: 57 a 63 cm
Imagem de origem

Origem

Japão
Imagem de ranking de inteligência

Ranking de Inteligência

54ª posição
Imagem de tempo de vida

Expectativa de vida

10 a 12 anos
Imagem de origem e história

Origem e História

História do Akita Inu

A espécie Akita obteve o nome da prefeitura de Akita, na ilhota de Honshu, onde os cachorros se originaram no Japão em 1600.

Essa raça de cão é muito amada no Japão por ser considerada como um tipo de amuleto da sorte.

Esses cães foram originalmente descobertos nas montanhas nevadas e foram citados como cachorros de neve pelos nativos antes de serem conhecidos como Akita.

Ao longo da Segunda Guerra Mundial, um certo indivíduo cruzou um macho de Pastor Alemão com uma fêmea de Akita Inu, e a ninhada foi comercializada para soldados americanos.

A partir disto, surgiu a raça Akita Americano, que se popularizou de forma muito rápida, passando a ser vendida em todo mundo.

Existe um debate sobre o nome da raça entre os EUA, o Canadá e o restante do mundo.

De acordo com os EUA e o Canadá, existe somente uma raça de cachorro e há dois tipos, o Akita Americano e o Japonês.

Entretanto, o restante do planeta considera esses dois como raças distintas.

A Sociedade Akita Inu Hozonkai do Japão foi implantada no fim da década de 1920 e a espécie foi batizada como um tesouro nacional para o Japão em 1937.

A razão para esta resolução foi a fidelidade do Akita, Haichiko, que encontrava seu proprietário na estação de trem diariamente.

Mesmo após a morte do dono, o cão Haichiko repetia esse trajeto até à estação de trem diariamente para esperá-lo por praticamente uma década.

Ele vem da raça do norte do Spitz.

O propósito inicial da espécie era capturar grandes animais como alces, ursos, veados e javalis.

Os caçadores enviavam eles na frente das caçadas para encurralar o espécime, até que pudessem vir e atirar nele.

Alguns indivíduos inclusive treinaram seu Akita para brigar, misturando-os com uma raça de cachorros de combate, chamada Tosa.

Após um surto fatal de raiva no começo de 1900, quando mais de 3.000 Akitas morreram, esta tradição teve seu fim.

Imagem de aparência

Características e Aparência

Cão Akita inu na neve

Possui um tipo de corpo muito poderoso e musculoso, com ossos grandes e uma aparência poderosa, sendo considerado um cão de grande porte.

O focinho é profundo, seus olhos castanhos escuros são pequenos e alertas, e eles têm orelhas pontudas ligeiramente anguladas.

Alguns dizem que sua enorme cabeça triangular é semelhante a um urso.

Eles se mostram ferozes e determinados, o que se encaixa com sua personalidade teimosa.

Possuem um nariz preto largo com uma máscara mais clara (de preferência branca).

Apresentam dentes fortes e uma mandíbula poderosa. Suas patas são enormes, bem articuladas e com almofadas grossas.

A cauda grossa e peluda é a marca registrada dessa raça, e se enrola sobre as costas. Alguns têm uma onda dupla.

A pelagem de comprimento médio, possui revestimento duplo.

O subpêlo é grosso e macio, ao contrario dele, o pelo é menos delicado, é comprido e tem uma proteção chamada de pelo de guarda .

Seu pelo é denso o suficiente para mantê-los quentes e secos nas condições mais adversas, como as montanhas do Japão, de onde se originaram.

Existem muitos tipos de cores de pelagem, como branco, prata, fulvo, vermelho, castanho, preto e tigrado (com outras cores).

Alguns têm uma máscara branca ou uma cor mais clara que o resto do pelo.

O subpelo pode ter uma cor diferente da pelagem externa.

Imagem de temperamento

Temperamento e Personalidade

Akita Inu - Guia Definitivo da Raça

O cachorro Akita pode se apresentar agressivo para outros animais e não é recomendável deixa-lo sozinho com animais menores, como gatos, galinhas e patos.

Ele é um caçador, mesmo que nunca tenha sido ensinado a caçar.

Portanto, se você deixar, eles vão caçar, atacar e comer pequenos animais, pois os consideram como parte de um jogo.

Para contato com crianças, recomenda-se a supervisão de um adulto e elas devem ser orientadas a não provocar o animal.

Por considerarem o contato visual como um desafio, você deve evitar encará-lo .

Mesmo se você tem o cão há anos, eles têm um instinto que pode aparecer a qualquer momento se acionado.

No mais, eles são muito possessivos com a comida, então ninguém deve ter permissão para se aproximar do Akita durante as refeições.

Estranhos são considerados inimigos do seu Akita Inu, então você precisará apresentar seu animal a amigos e parentes para evitar que eles sejam atacados.

No entanto, a raça Akita é um cão companheiro amoroso e leal e irá proteger a família contra qualquer coisa.

Ele é um cachorro que late muito, mas vai buscar sempre se “comunicar” com os donos.

Treinar um Akita pode até  ser difícil porque eles são um tanto quanto determinados e teimosos.

Mas, eles são muito inteligentes e com o treinamento certo e muita paciência, o Akita aprenderá a fazer vários truques e impressionar seus amigos.

Imagem de cuidados básicos

Cuidados Básicos e Manutenção

Cuidados com Akita inu

Alimentação

Nutrição é um fator determinante em relação ao estado de saúde e aparência do seu cão da raça Akita Inu. Uma boa dieta irá ajudá-lo a alcançar sua vida média, que é entre 10 e 12 anos, e até superá-lo.

Alimente-o com uma ração de alta qualidade. Sabemos a manutenção de um cão grande tem em regra um alto custo econômico, mas isso é algo que você deve assumir no momento em que decidir ter um.

Os filhotes desta raça precisam seguir uma dieta específica com poucas calorias que os impeça de crescer muito rápido, por isso é sugerido consultar seu veterinário antes mesmo do animal chegar em casa.

Higiene

A higiene é essencial em um cão de qualquer tamanho. O Akita Inu é um animal limpo por natureza. Você perceberá que ele se lambe constantemente, como se fosse um gato gigante.

Higiene dental

A saúde de um cão e a limpeza de seus dentes geralmente tem ligação direta. Um Akita que você acostume desde filhote a escovar os dentes, periodicamente será muito menos propenso a sofrer a terrível doença periodontal, que pode ter sérias conseqüências.

Em contrapartida, com essa medida, que pode não ser do seu agrado, mas que você aprenderá a tolerar, estará reforçando seu estado geral de saúde e diminuindo as chances de sofrer patologias renais, cardíacas e hepáticas.

Banho e secagem

Será o suficiente banhar o Akita uma vez por mês. Caso o tempo ajude, você pode fazê-lo ao ar livre, usando uma mangueira em seu jardim ou terraço. Uma segunda opção é ir a um pet shop de confiança.

Escovação do pelo

O abundante pelo do cão da raça Akita Inu sugere uma escovagem diária para eliminar os pelos mortos e mantê-lo a salvo das partículas de sujeira. Agora, não espere que sua casa fique livre desses pelos, porque é muito provável que você acabe encontrando-os em todo lugar.

Vacinas e tratamentos antiparasitários

É vital que você observe meticulosamente o cronograma de vacinação que seu veterinário estabelece para o Akita, como uma medida preventiva contra certas doenças infecciosas.

Pulgas, carrapatos e vermes intestinais também devem ser mantidos longe de seu animal de estimação, para o qual nada melhor do que colocar pipetas ou coleiras antiparasitas.

Imagem saúde da raça

Problemas de Saúde mais comuns

Akita no veterinário

Quase metade de todos os cães da raça Akita morrem de câncer ou uma síndrome gastrointestinal de emergência que é chamada simplesmente de inchaço, essa sindrome ocorre quando o estômago se enche de gases causados por alimentos que absorveram a umidade e se expandiram a pressão pode fazer com que o estômago se vire e cause uma torção interna.

De todas as raças, essa é a segunda raçamais propens a sentir o inchaço, que pode matar um cachorro em questão de horas.

Articulações do quadril ruins causam dor. Akitas também são propensos a romper os ligamentos em suas patas traseiras. Tanto a displasia da anca como a rotura do ligamento cruzado podem requerer uma cirurgia dispendiosa.

Os Akitas podem nascer com um sistema imunológico defeituoso, que ataca sua própria pele (lúpus), seu sistema digestivo (colite), sua tireóide (tireoidite) ou sua medula espinhal (mielopatia degenerativa, que progride para paralisia).

Uma forma grave de artrite autoimune pode atingir os Akitas com menos de um ano de idade.

Eles se mostram suscetíveis à uma longa lista de doenças oculares hereditárias que podem causar cegueira. Sendo a mais comum a atrofia progressiva da retina.

Imagem de curiosidades

Curiosidades e Fatos Interessantes

  • Por volta do século XVII, este cão era um símbolo de status. A propriedade desta raça estava restrita à aristocracia japonesa. Os animais levavam estilos de vida luxuosos com elaborados rituais de alimentação e colares chiques, e coleiras especiais denotavam a posição e a estatura do proprietário na escala social japonesa. Os cães mimados eram usados para caçar, ao lado de falcões. Alguns proprietários até contrataram cuidadores especiais , que às vezes eram encarregados de cuidar de apenas um cão. Até o 19º século, o imperador Taisho mudou a lei para que qualquer cidadão pudesse ter um cão dessa raça em casa.
  • Infelizmente, a luta de cães continua a ser popular no Japão. Embora seja ilegal em grandes cidades como Tóquio, as áreas rurais continuam a promover lutas. No início do século XX, Akitas foram cruzados com uma variedade de raças resistentes, como o Mastiff, Dogue Alemão e São Bernardo, em um esforço para aumentar a massa muscular do animal. Dito isso, diferentemente de outros países, a luta de cachorros no Japão não é uma briga até a morte. Os cães são equipados com elaboradas técnicas e as lutas são interrompidas antes que qualquer dos cães seja mortalmente ferido.
  • Você provavelmente conhece a história de Hachiko, ( do filme sempre ao seu lado) considerado o cachorro mais famoso do Japão. O conto de Hachiko começou na década de 1920 em Tóquio, onde ele acompanhava seu proprietário em sua caminhada até a estação de trem. Todos os dias, o cachorro esperava pacientemente na plataforma, até que ele chegasse em casa do trabalho. Essa rotina continuou até 1925, quando seu dono morreu no escritório. Embora o dono de Hachiko nunca tenha voltado para a plataforma da estação de trem, o cão esperou lá de qualquer maneira - por 10 anos. A extrema lealdade do canino chamou muito a atenção do povo japonês, que o alimentava e o visitava todos os dias em seu posto. Todo o país lamentou o cachorro quando ele finalmente morreu em 1935.
  • A história deste cão mais famoso do Japão, acabou originando o filme sempre ao seu lado, protagonizado pelo ator Richard Gere, que demonstra o grande amor e fidelidade de um cão para com seu dono. Esta história comoveu não só os Japoneses, mas o mundo todo. Ela foi tão emocionante com impacto social enorme que uma estátua de bronze foi erguida em sua homenagem, localizada na estação de Shibuya, onde Hachiko aguardava seu maior companheiro todos os dias.
Imagem de vantagens e desvantagens

Vantagens e Desvantagens

As Vantagens do Akita

  • Eles têm pelos grossos e abundantes que podem suportar até o clima mais frio.
  • Eles são cães grandes, poderosos e robustos com uma aparência atraente, semelhante a um lobo.
  • Eles são bons cães de guarda e impõem respeito.
  • Não late muito: faz o tipo "forte e silencioso".
  • Não é pegajoso ou excessivamente dependente.
  • Apesar de seu tamanho, não requer tantos exercícios como outras raças.

As Desvantagens do akita

  • Eles são obstinados e podem ser um grande desafio treiná-los.
  • Eles podem ser agressivos se não forem devidamente socializados e gerenciados.
  • Eles precisam de cuidadosa socialização e supervisão em torno de outros cães.
  • Possessividade da comida: Crianças e outros animais não devem ficar perto de um Akita que está comendo.
  • Eles são pesados e deixam cair muito pelo.
  • Por ser de grande porte, não adequados para pequenos espaços.
Imagem de escolhendo um filhote

Como escolher o Filhote Ideal

Vários filhotes de Akita Inu

Aqui estão algumas dicas que você deve saber antes de escolher seu novo membro da família.

Escolher o filhote errado pode levar a muitos problemas, como:

  • Filhotes doentes;
  • Filhotes agressivos;
  • Filhotes que não se encaixam nos padrões da raça.

Akita – Preço 

Em média, o preço de um filhote de Akita varia de R$1.000,00 a R$6.800,00. 

Nós realmente entendemos que o preço do filhote desempenha um grande papel na escolha de qual criador/vendedor você deve comprar, mas também queremos que você saiba que às vezes os mais barato pode se tornar o mais caro no futuro. Saber comprar um filhote vai lhe poupar muito dinheiro e estresse emocional a longo prazo. 

Procure seguir nossas indicações abaixo para fazer uma boa compra e não deixe se levar simplesmente pela emoção do momento. Sabemos que todos filhotinhos de cães são lindos e irresistíveis, porém tenha em mente que ele vai se tornar um adulto em breve e que todas as surpresas desagradáveis exigem ser evitadas ao máximo, para que você não sofra no futuro.

Logo, não deixe de seguir algumas de nossas consideração a seguir, pois isso lhe ajudará a escolher com sabedoria o cão ideal.

Primeiro, vamos começar com alguns alertas que podem sinalizar que o negócio é duvidoso.

Evitando os maus criadores e suas práticas indevidas

Evite o criador que não permite a verificação do local onde os animais vivem

Conseguir um cãozinho da raça Akita Inu é um grande negócio. A vida média de um Akita Inu é de 10 a 12 anos. Portanto, você definitivamente deve ter o direito de verificar o local onde e como os animais são criados. 

Certifique-se de pedir ao criador para ir e ver o local onde os filhotes estão e os pais, mesmo se você não estiver planejando fazer isso. Você precisa ver a reação dele. Se o criador se recusa a deixar você ir e ver o local, ele provavelmente está escondendo alguma coisa. Lembre-se, as pessoas não tendem a esconder coisas boas.

Evite o criador que mantêm os filhotes em um local com falta de higiene

Falta de higiene pode causar problemas de saúde com filhotes Akita Inu. Locais sujos e desarrumados atraem bactérias que podem se espalhar pelo corpo dos filhotes e podem seguir para sua casa com ele.

Evite fazer o negócio caso note um mau temperamento dos pais do filhote

Pense por um momento sobre o que significa ter um cachorro agressivo.

Ter um cão agressivo pode causar muitos problemas! A última coisa que você quer é entrar em um processo depois que seu cão mordeu outra pessoa ou outro animal de estimação.

Segundo muitos estudos, a chance de que os filhotes herdem os temperamentos de seus pais é enorme. Então você deve se certificar de que seus pais não estão mostrando nenhum sinal de agressividade, medo e padrões de comportamento semelhantes.

Evite o criador que coloca suas matrizes para cruzar ininterruptamente

De acordo com estudos, uma cadela que tem crias frequentemente, sempre vem com filhotes com saúde debilitada. A saúde dos filhotes depende principalmente da saúde da mãe. Se você sabe que o criador está usando a matriz para muitas ninhadas, é melhor você desfazer o negócio, porque certamente não será uma boa escolha.

Mãe de Akita com seus filhotes

As consequências de comprar um Akita Inu do criador/vendedor errado

Um Akita Inu doente

Ter um Akita inu doente é a última coisa que você quer. Vai te machucar tanto financeiramente quanto emocionalmente. Estudos mostram que a doença pode facilmente passar dos pais para o filhote.

Um Akita Inu agressivo

O Akita Inu é um cão grande, independente e dominante. Estudos mostram que pais agressivos geralmente passam seu comportamento para os filhotes. Um cão agressivo pode colocar você, sua família e outras pessoas em perigo.

Um Akita Inu que não se encaixa nos padrões da raça

Apesar de ter um Akita Inu que se encaixa perfeitamente nos padrões da raça não ser muito importante para a maioria das pessoas, futuros criadores acham extremamente importante. Se você está pensando em se tornar um criador, você deve construir sua reputação ganhando competições em exposições de pets. Que é algo que você não será capaz de fazer caso seu cão não se encaixe em todos os padrões da raça.

Imagem de lista de nomes

Sugestões de nomes

Escolhendo um nome para qualquer cão, seja um terrier, cocker spaniel, golden retriever, cão pastor ou basset hound, requer uma análise cuidadosa. Os cães têm uma tendência a prestar atenção apenas à primeira sílaba declarada pelos seus donos, e é por isso que muitos comandos de treinamento são mantidos curtos.

Os futuros donos de cães devem tomar nota dos sinais de comando mais comuns para não escolher um nome que possa soar similar a eles. Por exemplo, nomear o cachorro como “Naum” pode ser um problema quando se treina o animal para “não” fazer algo.

Além disso, dada a natureza teimosa do Akita, dar-lhe 2 nomes pode inutilizar o segundo nome. Embora isso possa parecer bom, se o primeiro nome escolhido for comum, também pode servir como fonte de confusão.

Como regra geral, os nomes de cães devem fazer uso de apenas uma palavra e ser mantidos em 2 ou 3 sílabas. 

Icone de Macho

Nomes de Akita Macho

  • Uki – Significa “grande” em japonês.
  • Kiyoshi – Isso significa “criança quieta” em japonês; para o cachorro introvertido.
  • Makoto – Para “sincero” em japonês.
  • Daiki – Para “grande nobreza” em japonês.
  • Kazuki – Significa “paz e esperança” em japonês.
  • Okami – Como em “lobo” em japonês.
  • Sachiko – Significa “criança alegre” em japonês.
  • Kashi – Como em “carvalho” em japonês.
  • Shogun – Significa “líder” em japonês.
  • Eri – Significa “prêmio abençoado” em japonês; seu cachorro é valorizado.
  • Haruko – Significa “primavera criança” em japonês.
  • Yori – Significa “confiança” em japonês.
  • Toshi – Significa “alerta e inteligente” em japonês.
  • Nori – Isso significa “crença” em japonês.
  • Yoshi – Significa “justo” em japonês.
  • Taro – Significa “filho mais velho” em japonês.
  • Seiko – Como em “force” em japonês.
  • Shiro – Significa “branco” em japonês, adequado para um canino branco.
  • Yuudai – Significa “grande herói” em japonês.
  • Kuma – Significa “suportar” em japonês; ótimo para um urso de cachorro.
  • Samurai – Significa “guerreiro” em japonês.
  • Taichi – Significa “grande” em japonês; isso vai caber uma raça gigante.
  • Isamu – Significa “bravo” em japonês.
  • Takao – Para “nobre” em japonês.
  • Akio – Significa “homem brilhante” em japonês.
  • Yuji – Significa “bravo filho” em japonês.
  • Riko – Significa “inteligente” em japonês; para esse filhote super inteligente.
  • Tatsuya – Este nome significa “ser imperial” em japonês.
  • Kaito – Para “oceano” em japonês.
  • Junho – Significa “obediente” em japonês, como um filhote obediente.
Icone de Fêmea

Nomes de Akita Fêmea

  • Mana – Significa “filha carinhosa” em japonês.
  • Yuko – Significa “criança gentil” em japonês.
  • Shinju – Significa “pérola” em japonês, pelo tesouro da sua vida.
  • Junko – Refere-se a “criança pura e genuína” em japonês.
  • Akemi – Significa “brilhante e bonito” em japonês.
  • Sora – Significa “céu” em japonês.
  • Shiki – Significa “quatro estações” em japonês.
  • Miko – Como em “linda filha” em japonês.
  • Shiori – Refere-se ao significado “poema” em japonês.
  • Ren – Significa “lótus” em japonês.
  • Kyoko – Significa “criança respeitosa” em japonês e se adapta ao canino obediente.
  • Parente – Refere-se a “ouro” em japonês.
  • Zuki – Significa “lua” em japonês.
  • Miki – Como em “princesa linda” em japonês.
  • Aiko – Significa “amor criança” em japonês.
  • Yuri – É “lírio” em japonês.
  • Rina – Significa “jasmim” em japonês.
  • Mayu – O significado é “verdadeiro ou suave” em japonês.
  • Megumi – Significa “bênção” em japonês.
  • Yasu – Significa “paz” em japonês.
  • Hana – Como em “flor” em japonês; linda para um cachorro lindo.
  • Mio – Significa “bela flor de cerejeira”.
  • Saki – Significa “flor” em japonês.
  • Akiko – Significa “criança brilhante” em japonês.
  • Eiko – Significa “criança de esplendor” em japonês.
  • Hoshi – Significa “estrela” em japonês.
  • Yuzuki – Como em “lua suave” em japonês.
  • Chou – Refere-se a “borboleta” em japonês.
  • Momo – Refere-se a “pêssego” em japonês; um filhote pode ser apenas um pêssego.
  • Rei – Significa “adorável” em japonês.
Imagem de filmadora
Top 5 vídeos mais vistos da raça