Cachorro Dálmata – Guia Definitivo da Raça

Dálmata - Guia Definitivo da Raça

Dálmata

Imagem de informações

Cachorro Dálmata - Resumo e Ficha Técnica.

Imagem de dálmata com fundo branco

O amável Cachorro Dálmata é bastante famoso em função do filme “101 Dálmatas” da Disney. Essa elegante e esbelta raça possui uma história que está muito distante da nossa compreensão.

Ela era usada, primeiramente, como um cão para puxar trenós, porém, no decorrer do tempo, tornou-se um cachorro para a caça, para resgate e, também, atividades nos circos.

Os Cães Dálmatas são tão fascinantes, seja na ficção ou na “vida real”, que eles podem assumir esses dois “papéis” em um piscar de olhos. E, inclusive, adoram estar presentes nas atividades da família.

Além disso, eles são incríveis caçadores de insetos e roedores, além de (como você provavelmente sabe) serem mascotes do corpo de bombeiros.

Imagem de lista de nomes

Outros Nomes.

Dalmatinac (nome no seu país de origem).

Imagem de personalidade

Personalidade.

Extroverso, vívido, sensível, sagaz, gentil.

Imagem de utilização

Utilização.

Cão de companhia.

Imagem de cores

Cor da pelagem.

Sempre branco e com manchas pretas.

Imagem de espaço ideal

Espaço necessário.

Não necessita de bastante espaço, mas necessita de atividades físicas regulares.

Imagem de peso

Peso.

Macho: 15-32 kg
Fêmea 16-24 kg.

Imagem de altura

Altura.

Machos: 56 a 62 cm
Fêmeas: 54 a 60 cm.

Imagem de origem

Origem.

Iugoslávia.

Imagem de ranking de inteligência

Ranking de Inteligência.

39ª posição.

Imagem de tempo de vida

Expectativa de vida.

12 a 15 anos.

Imagem de origem e história

Origem e História.

Imagem de dálmata antigaO Cachorro Dálmata é um dos cães mais reconhecidos hoje em dia, embora sua origem ainda é um pouco “misteriosa”. Pinturas, escritos e gravuras de tempos remotos mostram que estes cães apareceram, inicialmente, na Europa, na Ásia e, inclusive, na África.

Essa raça também foi vista em comunidades de ciganos errantes, tornando sua história ainda mais “mística”. O seu nome ainda encontra-se entre um dos maiores mistérios. Sua denominação foi empregada primeiramente por Thomas Bewick, em 1791.

Apesar disso não tinha nenhum Dálmata vivendo na Dalmácia no momento em que ele usou este nome.

O primeiro Dálmata conhecido foi importado em 1930 por um armador do Reino Unido que levou seus cães para a Dalmácia. A Dalmácia é uma área do lado oeste da antiga Iugoslávia, ao longo do Mar Adriático, que foi uma província da Áustria entre os anos de 1815 e 1919.

Dalmácia remonta à primeira localidade que efetivamente apadrinhou essa espécie. Os Dálmatas realizaram várias atividades para os seus donos ao longo da história.

Eles foram, por exemplo, cachorros de guarda e guerreiros nas fronteiras entre a Dalmácia e Croácia. Inclusive foram puxadores de carruagens e trabalhadores do campo.

Imagem de aparência

Características e Aparência.

imagem de dálmata apoiando a cabeça no sofáEm função do filme “101 Dálmatas” a Disney deixou os Dálmatas com uma notoriedade jamais vista para um cachorro. O filme de animação e a versão live-action foram importantes para que a notoriedade destes cachorros só crescesse.

Esse cão cheio de pintas conta com um pelo exageradamente delicado, com orelhas e cabeça que parecem feitas de veludo ao toque. A cauda é relativamente longa e vai se afinando à proporção que chega à extremidade.

As pintas dos cachorros  Dálmatas são muito definidas e possivelmente você nunca vai ver elas se juntando parecendo bolhas. A pelagem é luzente e repelem as sujeiras, sempre deixando-o com o pelo brilhante.

Tamanho e Peso

Os Dálmatas podem possuir entre 48 e 58 centímetros e o Dálmata que não se acha entre essas medidas é desqualificado. O comprimento entre o peito e as nádegas precisam ter a mesma distância que sua estatura. Os machos de modo geral pesam entre 24 e 31 kg, enquanto as fêmeas ficam entre 18 e 24 quilos.

Pelo e Cor

A pelagem do Dálmata é curta, bela e tem uma consistência de veludo. O branco é a cor base para a espécie enquanto as pintas podem vir na cor fígado ou preta. Quando filhotes, eles nascem totalmente brancos e as pintas vão aparecendo com o transcorrer do tempo.

Determinados filhotes nascem sem nenhum pelo branco, ao invés disto têm manchas mais sólidas na cor fígado ou preta. Dálmatas “manchados” não são tão apresentáveis, no entanto essa coloração não os desqualifica de serem extraordinários cães de companhia.

Certas vezes pode-se notar Dálmatas em três cores. Esses possuem manchas castanho-amareladas na cabeça, peito, patas ou cauda em complemento às suas manchas pretas.

Imagem de temperamento

Temperamento e Personalidade.

imagem de dálmata em cima de uma pedraOs Dálmatas demonstram um temperamento polivalente, podendo tomar conta de uma moradia ou realizar trabalhos no campo, participar de competições de cachorros ou também unicamente fazer companhia para seus proprietários.

Em relação a esta última, eles amam participar das atividades da família, isto é, estar no meio da “confusão”. Acima de tudo gostam bastante de viajar, comportando-se bem no decorrer do passeio. A raça Dálmata também ama crianças, bem como adultos e outros bichos.

Todos os costumes que os cachorros Dálmatas apresentam vêm de sua origem. Antigamente, esses eram utilizados para puxar carroças e vigiar as cargas que seus donos estavam transportando. Com o transcorrer do tempo eles se tornaram cachorros de guarda, estiveram em atividades no circo e ainda foram mascotes dos bombeiros.

Os Dálmatas são inquietos por natureza, inclusive gostam de saltar nas pessoas sempre que estão nesse estado de ânimo. Em função disto, é imprescindível fornecer atividades físicas para seus Dálmatas a fim de que eles consigam liberar toda esta energia aglomerada.

Também, esses cachorros não são adequados para pequenas casas ou apartamentos e, menos ainda, são capazes de se tornar sedentários. Eles carecem de muito espaço e contato com outras pessoas e ambientes.

Um pouco sobre sua adestrabilidade

Eles são cães tranquilamente adestráveis. Contudo, é vital que estes adestramentos envolvam reforços positivos e estímulos como brinquedos e petiscos. Se forem instruídos com demasiada severidade, podem apresentar um certo nível de timidez.

Comece por um adestramento simples e, aos poucos, vá potencializando o nível de exigência. São muito sagazes e aprendem novas tarefas rapidamente. Neste caso, você pode esperar um cão altamente eficiente em torneios de obstáculos.

Se você adestrar erradamente ou não treiná-lo, você poderá ter um cachorro hiperativo, ansioso, que vai mastigar seus móveis cada vez que puder, teimoso e, certas vezes, violento. Você não quer um cachorro destruidor, não é verdade?

Imagem de cuidados básicos

Cuidados Básicos e Manutenção.

imagem dos cuidados básicos com o dálmata

Para a maior parcela das pessoas, os Dálmatas são cachorros muito higiênicos e não necessitam de muitos cuidados no que diz respeito à limpeza. Eles têm incríveis camadas de pelos que são revestidas com óleos que preservam sua pelagem reluzente e saudável.

Uma dieta saudável é crucial e você pode facilmente encaixá-lo numa boa dieta. Com isso, você vai conservar a saúde de seu cão em dia, sem nenhum tipo de problema. Eles não precisam de tomar banho sempre, mas você deverá prestar atenção nas unhas, nos dentes e nas orelhas de seu cachorro Dálmata constantemente .

Unhas quebradiças e infecções de ouvido são bem normais entre todos os cachorros. Corte ou apare as unhas deles toda vez que você descobrir que elas estão ficando bem grandes. E confira os ouvidos e orelhas de seu Dálmata uma vez na semana, ao menos, com o objetivo de evitar possíveis inflamações.

Alimentação

A alimentação desempenha um importante papel no que se refere à saúde de um cachorro.

Alimentando-o com uma dieta de boa qualidade é o melhor caminho para mantê-lo saudável e cheio de energia.

Nem todos os cachorros são iguais, por isso leia as embalagens de comida para saber qual a mais indicada para seu Dálmata.

Procure evitar alimentos com muito sal, condimentos ou equivalentes.

Exercícios Físicos

Os exercícios também são importantes para manter a saúde do seu cachorro adequada, seja física ou psicologicamente.

Faz parte da raça correr, brincar, cavar buracos, caçar insetos, logo, impedir seu Dálmata de fazer todas estas coisas pode deixá-lo irritado, nervoso, ansioso e destrutivo.

Imagem saúde da raça

Problemas de Saúde mais Comuns.

imagem de dálmata ao lado de comida saudávelO Dálmata apresenta um problema crônico de um sistema urinário defeituoso o qual forma muitos cristais no decorrer de suas vidas.

Com isso, estes cristais se transformam em pedras na bexiga, principalmente nos machos. Isto ocorre porque uma pedra pode obstruir seu longo, porém estreito, trato urinário. Mas, não é um problema comum: Isto pode ocasionar a morte do seu Dálmata!

Porém, quanto ao trato urinário das fêmeas é um pouco diferente. O trato urinário delas é menor e mais largo, o que faz que estas pedras saiam instantaneamente.

Outro grande problema nos Dálmatas é a surdez. 12% dos Dálmatas já nascem completamente surdos, enquanto outros 22% nascem com a surdez em, pelo menos, um ouvido.

Este último não é um problema, porém um cachorro completamente surdo necessita de cuidados especiais e treinamento.

Um inconveniente que também é muito comum nos Dálmatas é sua pele.

Um em cada quatro Dálmatas apresentam qualquer tipo de problema na pele.

Alergias crônicas causam coceira e irritação em suas peles, que podem ocasionar em infecções bacterianas.

Também são suscetíveis ao Câncer de Pele e a Queimaduras de Sol.

Podem ter epilepsia, além de problemas de tireoide que atingem um em cada quatro Dálmatas.

Mantenha seu cachorro saudável

Alguns problemas de saúde são hereditários.

Pense o seguinte: como os problemas são passados de pai para filho, então é importante que os pais dos seus filhotes não possuam nenhum tipo de doença. Logo, peça ao responsável pelas crias que mostre os certificados que garantam a boa saúde dos pais dos filhotes. Com isso, a chance de seu filhote possuir qualquer tipo de doença é minimizada.

Como alguns problemas de saúde são da raça, eles podem ser prevenidos, caso você trate o seu Dálmata adequadamente.

Imagem de curiosidades

Curiosidades e Fatos Interessantes.

Obs.: Clique nos títulos das curiosidades abaixo e leia mais...

Como diversas outras espécies, a procedência do Dálmata ainda é uma incógnita. Muitos acreditam que sua proveniência seja na Dalmácia, atualmente conhecida como Croácia.

Eles eram cães de batalha, tal como maravilhosos sentinelas. Contudo, outras pessoas consideram que esta espécie seja tão antiga quanto os antepassados Egípcios. Pinturas de cães pintados puxando carruagens já eram produzidas nas tumbas.

Esta espécie consegue realizar muitas funções e, em razão disto, tem sido empregada para diversos fins. São reconhecidamente magníficos cachorros para competições, observadores de pássaros, cachorros de trilhas, caçadores de javali e cachorros de buscas. Além disto, foram abençoados com uma boa memória e têm um pelo muito belo.

Antigamente, esta raça acompanhava carroças e outros veículos, inclusive defendendo cargas. Com o decorrer dos tempos, foi-se usada essa vocação natural dos Dálmatas para integrá-los aos bombeiros.

Hoje, eles são usados para acompanhar os profissionais nos resgates, além de serem exímios caçadores de roedores, prevenindo que seu batalhão esteja infestado desses.

O primeiro presidente dos Estados Unidos da América era aficionado por cachorros. Logo, ele acolheu um filhote de Dálmata. Este recebeu o nome de “Madame Moose”.

Todo mundo quando pensa em um Dálmata, já começa a pensar em suas pintas. Elas geralmente são na cor preta ou marrom. Mas, algumas vezes, podem surgir um Dálmata na cor limão, azul ou tigrada. Cada Dálmata possui sua característica. Porém, é fato encontrar pintas, inclusive, dentro de sua boca.

A despeito de serem cachorros cobertos de pintas, quando nascem percebemos o oposto. Eles não possuem nenhuma pinta em seus corpos. É normal até as quatro semanas não possuírem nenhuma pinta.

Se o seu Dálmata ignora você, talvez isso aconteça porque ele não está te escutando. A surdez atinge aproximadamente 30% dos Dálmatas. Isto se deve às suas pintas. Cães com esse tipo de pelagem poderão ter a sua produção de melanina afetada.

Diante disso, o Dálmata tem complicações em ouvir. Cães com pintas escuras grandes possuem menos possibilidades de ficarem sem escutar.

Imagem de vantagens e desvantagens

Vantagens e Desvantagens.

Prós.

  • Radiante.
  • Bom para a família.
  • Sagaz.
  • Gosta de ser útil.
  • Aprende com facilidade.
  • Excelente cão de companhia.
  • Acompanha seus proprietários em passeios de bicicleta, cavalos ou também caminhadas.
  • Convive bem com outros cães, particularmente se for socializado desde filhotinho.
  • Fácil para pentear, além de ser bastante simples de higienizar.
  • Caso sejam adequadamente cuidados, apresentam poucos problemas de saúde.

Contras.

  • Como são cachorros bem ativos, caso você não tenha determinado tempo para passar com eles, então melhor não adquiri-los.
  • Não são apropriados para crianças bastante pequenas.
  • Não se pode conseguir um Dálmata se não tiver determinado a levá-los para serem adestrados.
  • Não são cães para ficar do lado de fora da moradia.
  • Os pelos deles grudam nas roupas e mobílias.
  • A perda de audição poderá acometer o seu cachorro Dálmata.
Imagem de escolhendo um filhote

Como escolher o Filhote Ideal.

imagem de uma mãe dálmata com seus filhotesPara escolher o filhote ideal, é primordial que você veja e conheça os seus pais. Outra questão imprescindível se remete ao criador, ou seja, com o profissional que você está fazendo negócio.

É muito importante que você solicite a ele que dê todas as certidões possíveis para averiguar o verdadeiro estado de saúde dos pais e dos filhotes. Caso você não tome as devidas precauções, você vai poder obter um filhotinho com tendência a enfermidades, problemas de comportamento e dificuldades de interação com outras pessoas e bichos.

Preço do filhote

É determinante conferir não unicamente o preço, mas também as condições que os criadores de dálmatas fornecem. Como afirma o ditado: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Averigue tudo antes de obter algum filhote de dálmata. Fale com profissionais em relação às informações a serem observadas, dos quesitos que um criador sério necessita de apresentar, assim como o aspecto que o filhotinho necessita demonstrar.

Assim, você vai adquirir um dálmata saudável, que vai te proporcionar inúmeras coisas boas. Não unicamente a você, como à toda sua família. É difícil definir o valor médio de um filhotinho de Dálmata, entretanto no mercado brasileiro, o preço gira ao redor de R$1.300,00 à R$4.000,00.

É relevante observar todas as ofertas que forem apresentadas para que você possa decidir qual filhotinho adquirir. Apesar disso, claro, acompanhando as recomendações acima referidas.

Descubra se o criador é confiável ou não

Se você escolher obter um Dálmata, é necessário tomar algumas medidas para ter convicção de que o criador é confiável e preocupado com a saúde dos filhotinhos. Há criadores sérios em todo o país e é você que necessita pesquisar, fazer algumas visitas e decidir qual criador é mais seguro.

Você  deve levar em consideração, inicialmente, que se você comprar de algum criador nada confiável, você irá estar dando margem para um tipo de comércio desumano, onde os animais ficam em condições terríveis, bem parecidas com depósitos de lixo ou abatedouros.

Desconfie daquele criador que não deixa ter qualquer tipo de contato com os filhotes.

Agora, se o criador atender todas as suas expectativas, apresentar todos os documentos que comprovam a boa saúde do seu Dálmata, então ele merece crédito. Outra dica é não confiar em qualquer site que venda filhotes. Verifique a reputação do vendedor, bem como os comentários de antigos clientes.

Este criador também deverá ser entendido do assunto. Ele precisa explicar as características da raça, as peculiaridades e os problemas que ela, possivelmente, poderá apresentar.

Pergunte em relação ao processo de cria, se há alguma interrupção entre cios e como ele cuida dos cães mais velhos. Também é primordial que você confira toda a documentação ao fechar um negócio. Acompanhando esses conselhos, seguramente você diminuirá bastante a chance de ter dor de cabeça posterior.

Imagem de lista de nomes

Sugestões de nomes para seu filhote.

imagem de filhotes de dálmata da gramaLogo quando adotamos um Dálmata, a primeira coisa que nos vem à mente é o nome que precisamos dar a eles.

Pode parecer bobo, mas é aí que está um grande equívoco das pessoas. O nome, bem como ocorre com os seres humanos, é tão essencial e define o modo como vamos lidar com eles. Isto é, decidir pelo nome ideal envolve outras questões, como comportamento, raça e temperamento do animal.

Por isso, listamos para você os nomes mais escolhidos no que se refere à raça Dálmata.

Você pode escolher o nome de um dos “101 Dálmatas”
O célebre filme da Disney proporcionou diversos nomes fantásticos, entre eles:

  • Pongo
  • Pingo
  • Roliço
  • Queridinha
  • Rabão
  • Faísca
Imagem de filmadora

Vídeos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *