rottweiler cão de guarda

Quais as raças que são consideradas melhores cães de guarda?

Considerados os grandes amigos do homem, os cachorros são os animais responsáveis por gerarem uma movimentação diferente nos lares brasileiros e trazerem mais alegria para seus donos.

Além do companheirismo, os cãezinhos têm uma característica essencial quanto aos laços de sentimentos que criam com seus donos.

Se apaixonar por um cachorro é fácil, no entanto, é preciso conhecer sua raça e saber se ela é ideal ou não para sua casa. Além do mais, se você mora em um apartamento, não condiz ter um cachorro de grande porte. 

Abaixo, separamos alguns tópicos importantes sobre cuidados e dicas de como lidar com seu animalzinho. E caso queira se informar mais sobre o universo canino, basta acessar o blog Petvi, lá você encontra diversas informações que serão essenciais na hora de adotar ou comprar um cãozinho.  

 

Cachorros de pequeno porte e seus cuidados 

As raças de pequeno porte são aquelas mais indicadas para quem mora em um apartamento ou em uma casa pequena e não possuem muito espaço. Ademais, em questões financeiras, um cão de pequeno porte é provável de gerar menos gastos do que um cão de grande porte, por exemplo. 

Outra vantagem associada aos portes menores, é a possibilidade do seu cãozinho sempre te acompanhar em viagens, por exemplo, já que não ocupam tanto espaço, sendo possível realizar até mesmo uma viagem de avião com seu pet. 

Além disso, a expectativa de vida para os cães de pequeno porte é maior se comparadas com os cães de grande e médio porte. Ainda não existe uma explicação científica para isso, mas especialistas sugerem que é porque cães de porte maior são mais propensos a contraírem alguma doença associada à velhice. 

No entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados quanto a esse porte de cachorro, visto que, quanto menor o animal, mais frágil ele se torna. 

Isso requer uma série de cuidados no momento de passear, por exemplo, devendo ser evitados trancos com a coleira. É importante também se atentar ao tipo de brincadeira que será proporcionada ao cachorro de acordo com sua força física.

Confira a seguir alguns dos principais cuidados:

  • Evite ficar segurando o cachorro no colo:  isso pode ocasionar diversos problemas a coluna do animal;
  • Se atente ao uso de roupas e mantas no inverno: cachorros pequenos sentem mais frio;
  • Saia para passear com seu cachorro: é o momento onde seu pet irá relaxar e ao mesmo tempo fortalecer sua musculatura. Além disso, deixar seu animalzinho preso pode causar uma série de problemas relacionados à saúde do cão.

As raças de pequeno porte mais conhecidas  

As raças mais conhecidas de pequeno porte são: Beagle, Maltês, Yorkshire, Pug, Spitz Alemão e Pinscher. 

Encantadores e adoráveis, essas raças são especiais e cativam a atenção, o amor e o carinho de seus donos, proporcionando momentos mais felizes e divertidos aos lares brasileiros. 

 

Cachorros de grande porte e seus cuidados

Além de proporcionarem tanta alegria quanto os cachorros de pequenos portes, os cachorros de grande porte são aqueles que atuam como cão de guarda, já que por seu porte maior acabam impondo mais respeito e gerando sensação de segurança para seus donos. 

Por serem de porte grande, muitas vezes os cães apresentam um comportamento mais atrapalhado, mas o lado bom é que aguentam carinhos mais fortes e brincadeiras de correr, por terem um físico mais desenvolvido. 

Entretanto, assim como vale para os cães de pequeno porte, o comportamento do cachorro de porte grande pode varias. Existem cachorros grandes que são mais calmos e existem cachorros pequenos que apresentam comportamentos mais agressivos. 

Além do mais, para melhorar o comportamento do seu cão e deixar um clima mais harmonioso no momento do passeio, o adestramento de cachorros é uma tática válida, adotada por muitas famílias. 

Outro ponto que não pode ser esquecido é que o cachorro, assim como nós, necessita de banho. Utilize shampoo para cachorros e no momento do banho, para facilitar o processo, dê brinquedos para o cachorro e faça com que ele se sinta à vontade.

As raças de grande porte mais conhecidas  

As raças de grande porte mais conhecidas são: Golden Retriever, Rottweiler, Pitbull, Boxer, Dogue Alemão, Labrador e algumas outras não tão comuns em nosso país.

Raças consideradas os melhores cães de guarda 

Além de melhores amigos, companheiros e responsáveis por gerar alegria nos lares, existem ainda as raças mais conhecidas como cães de guarda, que são aqueles que apresentam características de instinto e proteção, que são:

  • Pastor alemão;
  • Rottweiler;
  • Dogue alemão;
  • Dogo argentino;
  • Boxer;
  • Pastor belga.

Entretanto, mesmo considerando o adestramento, um estudo realizado pelo G1 mostrou que, nem todo cachorro pode ser treinado para se tornar um cão de guarda. 

Logo, se você está interessado em adotar ou comprar um cão e quer que ele tenha características de instinto e proteção, opte por um dos citados acima.