Soltar pelo: Como fazer o cachorro parar de soltar pelo?

Soltar pelo: Como fazer o cachorro parar de soltar pelo?

Uma pelagem grossa e brilhante é um bom indicador de que seu cão está se sentindo bem. Mas, se o seu cão perde pelos em excesso, pode ser um sinal de que algo não está certo e pode ser difícil descobrir qual é a causa.

Neste sentido, existem várias razões pelas quais o seu cão pode começar a soltar pelo. Você quer saber mais sobre isso? Então, confira o nosso artigo de hoje sobre como fazer o cachorro parar de soltar pelo!

CACHORRO SOLTA PELOS

Sintomas de perda de pelos

A pelagem do seu cão pode parecer quebradiça e seca, mais pelos caem do que o normal e podem aparecer manchas na pele. Às vezes, a perda de pelos é específica em um só lugar, às vezes espalhada por todo o corpo.

Causas comuns de perda de pelos

Uma das causas mais comuns para um cachorro soltar pelo é uma infestação de parasitas, como ácaros, piolhos ou pulgas. Se o seu cão fica careca, especialmente na cauda e no pescoço, as pulgas geralmente são as culpadas.

Esses pequenos parasitas podem irritar rápida e severamente a pele do seu cão. Sua presença leva a coceira intensa, arranhões excessivos e mordidas, resultando em perda de pelos.

Mas, além disso, qualquer condição da pele, incluindo eczema ou flocos de pele solta (caspa), pode levar à perda de pelo. 

Assim sendo, se o seu cão não se sentir confortável ou a pele não estiver boa, ele buscará alívio coçando, lambendo ou mordendo excessivamente. Se ele fizer isso com bastante frequência no mesmo local, isso fará seu cão soltar pelo.

A perda de pelo também pode ser causada pela falta de certos nutrientes necessários para manter a pele e o pelo em boas condições. A queratina, por exemplo, é o principal componente de um pelo e precisa de aminoácidos sulfurados para se formar. 

Sem esse componente importante, o pelo do seu cão ficará muito mais fraco e poderá cair. Dessa forma, seu cão também precisa de biotina, um nutriente importante para pelos e pele saudáveis, que protege seu cão contra a perda de pelo.

CACHORRO NA CAMA

Soltar pelo também pode ser resultado de problemas mais complexos. Tumores nos ovários (fêmeas) ou nos testículos (machos) podem levar à perda de pelos locais, principalmente em cães mais velhos. 

Os tumores secretam certos hormônios, que interrompem o ciclo reprodutivo e o crescimento de pêlos saudáveis. Além disso, a doença de Cushing, uma doença comum em cães, também pode fazer seu cão soltar pelo.

Por este meio, desenvolve-se um tumor que faz a glândula adrenal do cão começar a produzir um excesso de cortisol. Por sua vez, isso pode levar à obesidade, perda de pelos, manchas escuras e uma mudança de comportamento.

Finalmente, problemas com a glândula tireoide (hipotireoidismo), nos quais a produção hormonal é reduzida, também podem levar à perda de pelos. 

Como fazer seu cão parar de soltar pelo?

Muitos cachorros com pelo curto se beneficiam do fato de não soltarem muitos pêlos, como é o caso do cachorro da raça Pug, mas os donos de outras raças sempre se perguntam qual a melhor maneira para o cachorro parar de soltar pelo.

Causas complexas que fazem seu cão soltar pelo, como a doença de Cushing, devem ser tratadas por um veterinário e monitoradas de perto. Mas existem medidas que você pode tomar como: 

  • Certifique-se de tratar seu cão a tempo contra parasitas como pulgas e carrapatos.
  • Use xampu especial para cães, testado dermatologicamente, para aliviar a coceira e reduzir os riscos de seu cão soltar pelo.
  • Dê ao seu cão uma dieta enriquecida com nutrientes que deem suporte extra à pele e pelagem, como biotina e proteínas de alta qualidade e facilmente digeríveis.

Além disso, se o seu cão, de repente, soltar muito pelo, é aconselhável visitar o seu veterinário de qualquer maneira, para que ele possa verificar o cão e possivelmente prescrever o tratamento correto. 

Neste sentido, pergunte imediatamente ao seu veterinário o que você pode fazer em casa para apoiar seu cão o máximo possível e fazê-lo parar de soltar pelo

Por fim, independentemente da raça ou do comprimento do pelo, o cuidado com o pelo é um aspecto muito importante de saúde do seu cachorro. Deste modo, preparamos a seguir, 3 dicas para lhe ajudar a fazer seu cão parar de soltar pelo.

CACHORRO NA REDE

Dicas para cuidar da higiene do pelo do seu cachorro

1.     Lavando seu cachorro

A frequência da lavagem varia de acordo com a estrutura da pele. Pelos muito curtos só podem ser lavados se estiverem sujos. Cães de pelo curto devem ser lavados duas vezes por ano, em média, e cães de pelo comprido aproximadamente a cada três meses.

Se o seu cão gosta de nadar, partículas de água do rio ou do mar que permanecem no pelo podem causar irritação. Neste caso, você deve lavar seu cão sempre após ele nadar.

Comece o banho escovando o pelo completamente para se livrar de nós e emaranhados. Depois disso, molhe o cão completamente e aplique o shampoo. Certifique-se de que o xampu comece a espumar e de não entrar nos olhos ou ouvidos do cão.

Para evitar que seu cão comece a soltar pelo, deve-se usar água morna, juntamente com um shampoo especial para cães, para evitar irritações ou perturbações do pH natural da pele.

Deixe o xampu por alguns minutos e depois enxágue com bastante água. É melhor enxaguar a cabeça por último, porque o cão provavelmente quer sacudir a cabeça.

2.     Secando seu cachorro

Seque bem o seu cachorro e mantenha-o em uma sala quente até que esteja completamente seco. No verão, você também pode secar um filhote no jardim ou passear com ele, desde que ele não role na lama.

Um secador de cabelo pode ser usado se o cão não tiver problemas com isso, mas lembre-se de que não é muito quente para ele. Portanto, se você usar o secador de cabelo, escove os cabelos ao mesmo tempo.

3.     Escovando seu cachorro

Os pelos dos cães não diferem dos pelos humanos: Eles crescem e morrem de forma diferente. Além disso, há diferenças entre cães que vivem na rua ou dentro de casa.

Neste sentido, os cães que vivem ao ar livre perdem o pelo duas vezes por ano (primavera e outono), correspondendo às mudanças na luz do dia.

Já os cães que vivem em ambientes fechados não são tão afetados pelas mudanças na luz, por isso perdem o cabelo ao longo do ano, com dois períodos de aumento de queda de cabelo, sendo na primavera e no outono.

Portanto, para fazer seu cão para de soltar pelo, é necessário escovar regularmente seu cão. Isso lhe ajudará a remover os pelos soltos. A frequência e o tipo de dispositivo usado dependem do tipo de pelagem.

o   Escovar cães com pelos curto

Embora o pelo curto não exija cuidados regulares, ele precisa ser escovado ocasionalmente. A pele e os pelos mortos são afrouxados escovando na direção do pelo, com uma escova de borracha. A sujeira pode ser removida cobrindo todo o corpo com uma escova macia, ao longo da direção do pelo.

o   Escovar cães com pelos longos

Cães de pelo comprido são lindos e devem ser escovados diariamente. Isso pode levar até uma hora por dia. Use uma escova mais lisa e trabalhe com a direção do pelo para desembaraçar nós e emaranhados.

O uso de uma escova macia em cães com pelagem sedosa, como Yorkshire e Terriers, dará brilho ao pelo. Uma escova de arame pode ser usada para remover impurezas do pelo de cães com um subpêlo abundante, como Pastores Alemães.

Todos os utensílios que são usados para os cuidados com o pelo do seu cão devem ser limpos após cada uso e mantidos em local seco. Evite a ferrugem das escovas de aço, limpando-as bem e esfregando-as com um pano embebido em óleo vegetal.

CACHORRO PASSEANDO

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como o cachorro para de soltar pelo, então, continue em nosso site e confira muito mais!